No Ocidente, a morte e tudo que se relaciona a ela sempre foi um tabu, o assunto é pouco se comentado, as pessoas o evitam. Conforme os rituais fúnebres começaram a ser mais divulgados e discutidos, a história da cremação, como processo viável e não mais caro que o sepultamento tradicional, passou a ser alvo de maior interesse.
Ao contrário do que muita gente imagina, a cremação é um processo muito antigo e vem sendo praticado há milênios pelos homens. O costume de incinerar os corpos de pessoas falecidas já foi tido como algo bastante comum. Afinal, trata-se de uma medida, além de prática, também higiênica.
Já se sabe que os gregos cremavam os cadáveres da população por volta do ano 1000 A.C. O processo se tornou comum também entre os romanos um pouco mais tarde: no ano 750 A.C. No oriente a prática era comum entre hindus, budistas, dentre outros.
O significado da cremação era entendido como um gesto digno e importante de ao destino do ente querido.
Cremação no Brasil
No Brasil para poder fazer a cremação, é necessário que a pessoa registre em cartório o desejo de ser cremado, mas caso da declaração não tenha sido feita, a cremação poderá ser realizada mediante a autorização de um parente de primeiro grau, na ordem sucessória (cônjuge, ascendentes, descendentes, e irmãos maiores de 18 anos, com a presença de duas testemunhas) e assim conseguir realizar o desejo do ente querido e efetuar a cremação.
É muito importante deixar claro que em qualquer um dos casos é obrigatória a assinatura de dois médicos na declaração de óbito para realizar a cremação (ou de um médico legista).
Entenda o que é a cremação
A cremação é processo que incinera de forma rápida e higiênica o corpo do falecido juntamente com a urna funerária (caixão).
Esse processo contribui com a redução da necessidade de ampliação de novos espaços físicos. (construções de novos cemitérios)
Como ocorre o processo de cremação?
Depois do óbito temos que observar legalmente um período de no mínimo 24 horas, após esse decurso temporal o corpo (junto a urna funerária) estará apto para ser incinerado a uma temperatura de 850ºC a 1.200ºC (Graus) em um dos fornos crematórios.
Deste processo resultará as cinzas, e alguns fragmentos ósseos que na sequência passará pelo procedimento de resfriamento e moagem e depois será entregue aos familiares, na data combinada. As cinzas poderão descansar em columbários, em lugares santos, em casa, enfim a família decidirá seu destino.
É importante salientar que no processo de cremação, cada corpo é incinerado individualmente para não haver contato com restos mortais de terceiros.
Dúvidas mais Frequentes
Existe uma urna (caixão) própria para o processo de cremação?
Não. Pode ser usado todo tipo e modelo de urna (caixão)
Quanto custa a cremação?
A cremação na cidade do Rio de Janeiro tem um custo a partir de R$ 2.250,00 reais (valor da cremação sem capela e sem o serviço de assistência funerária) podendo chegar a R$ 15.000,00 reais dependendo do crematório escolhido e do município.
Pode fazer a cremação de dois corpos juntos?
Não. A cremação de corpos cadavéricos e de restos mortais é processo individual com previsão legal.
Quanto tempo demora para fazer a cremação?
De duas a cinco horas de acordo com o tamanho do corpo.
Os familiares podem presenciar a cremação?
Não, por se tratar de um processo extremamente técnico, é proibida a entrada de pessoas sem os equipamentos de segurança. No entanto, há crematórios em outros lugares que possuem salas onde os familiares podem assistir ao processo.
Quando a família se despede no ente querido?
A despedida acontece no velório, acompanhada de todas as homenagens que a família deseja prestar.
Como acontece a preparação das cinzas?
Todos os metais e vidros são retirados da urna (caixão) para não afetar o processo de cremação. Após a realização da cremação o restos mortais do indivíduo passarão por um processo de resfriamento e moagem para posteriormente serem entregues a família em data previamente combinada.
Serviço de Cremação e Crematório.
Assistência Funerária e Crematório.
Serviços de Cremação e Assistência Funerária em Niterói no
Crematório Parque da Colina e Memorial Campo da Paz.
Somos conveniados com diversos crematórios do Rio de Janeiro.
Para maiores informações entre em contato conosco.
Funerária Santa Casa de Niterói - Ligue: (21) 2620-7120,
(21) 2620-1669 ou (21) 99766-7813.
Fonte : Vídeo - Youtube
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.